Vietnã – Saigon

Vietnã– Saigon e agora Hi Chi Minh
Na saída do Hotel de Siem Reap como sempre o Wilson fica muito nervoso por qualquer viagem, acordei cedo fui para a piscina para poder escrever sobre nosso passeio, saímos na hora determinada e fomos para o aeroporto , entrei e vi o Wilson saindo com o carro novamente , vim a saber que ele havia esquecido a mala com todos os documentos na porta do hotel, o que fazer além de pegar cada um o seu livro sentar e ler na espera de tudo dar certo, e deu. Chegou a tempo de pegarmos o vôo e qual nossa surpresa? Fomos transferidos para a Businnes Class. Foi ótimo, pois todos estão sedentos pela internet e na sala vip temos sempre a disposição.
O Vôo teve duração de apenas 1 h .
Chegamos em Saigon o aeroporto já tem outra cara é grande, moderno e ágil.

Hotel
Nossa guia sempre muito simpática, ficamos chocados com a caótica cidade, após 20 anos de guerra, após ser submetida aos Chineses, Franceses, Americanos a agora Comunistas, até receber um novo nome, Ho Chi Minh, em memória do grande general que durante seu governo preparou o exército para defenderem-se e libertou Saigon É uma cidade enorme, suas ruas concorridas por motos, carro, bicicletas, agricultores, vendedores, gente de todo jeito, com boné, com chapéu de Arroz, com máscaras para proteção do sol e da poeira é uma verdadeira loucura, o trânsito é um divertimento pois não há regras, imaginamos que as motos fiquem à direita e os carros à esquerda, mas não temos certeza, a feira a céu aberto tem de tudo desde sapatos Luis Vuitton até peixe seco, mas quando eu falo que é uma feira imaginem uma feira , pois Saigon todo é assim, as vitrines maravilhosas de grandes ou de pequenas lojas são inatingíveis pela quantidade de motos que tem na frente e nas entradas das lojas .

Os elegantes ou simples cafés são difíceis de entrar pois na porta tanto estão as motos como as concorrentes de c ócoras na rua a vender cafés.
Motos em frente
Os utensílios são limpos com duas bacias de água ,uma para lavar e para enxaguar a água é a mesma durante o dia todo, gelo é conseguido por um motoqueiro que passa e enche um saco que fica encostado a um poste .

Ele passa, abre o saco e recoloca o gelo que veio em sacos plásticos no banco de traz da moto, o mesmo saco ele guarda para trazer mais gelo mais tarde (isto cito por observação).
Vimos uma senhora que vendia frutas, ela foi amolar a faca na sarjeta,cortou a fruta e vendeu , isto com o consentimento de quem a comprou .
Nossa guia disse que tudo para eles é muito caro e que as compras na rua são mais econômicas por isto preferem comprar nas ruas, barbeiros, sapateiros, cabeleireiros, costureiras, isto tudo nas sarjetas .
Vemos muita gente, apesar de seu chapéu de arroz , estão vestidos com blusas e roupas de marcas, todas falsas sem dúvida.

Não vimos nada além de uma faixa de pedestre apagada para atravessar a rua, ficamos observando as pessoas a atravessarem e eles simplesmente vão atravessando, dando um sinalzinho com a mão e educadamente as motos e os carros vão parando, nossa guia nos falou que eles registram apenas 30 acidentes por dia, pois a velocidade é controlada a 30km/h.
Os postes de luz, tem tanto fio que não consigo entender como arrumam no caso de precisarem.
Mas,contudo a cidade é limpa .
Arrumamos as coisas, nos arrumamos e saímos para o jantar. A dificuldade já iniciou para atravessar as ruas depois para passar por toda a gente que mesmo á noite fica nas ruas, a cidade não para .Encontramos nosso restaurante Mandarim selecionado como o melhor restaurante de comida Vietnamita de Saigon , realmente, três andares de restaurante elegantérrimo, com pessoas elegantes e lotado, nos colocaram em uma sala mais reservada e depois entendemos que lá ficavam os estrangeiros, imaginamos que por cometermos tantos erros para comer que separados em uma sala.

Restaurante
Mas é difícil para nós, pois a comida totalmente diferente, sempre apimentada com sabor de erva cidreira, nem doce nem salgada,com Shoyo sempre presente, mas é saborosa, leve e muito saudável.
Pedimos um frango, caranguejos, e peixe no vapor, o arroz acompanha com abundância e pedimos ajuda para saber por onde deveríamos iniciar e como deveríamos comer .

Restaurante Mandarine.

Neste momento tivemos um pequenos estresse por choque de cultura, cansaço pela viagem e dinamismo para adaptação, mas logo passou.
No dia seguinte nossa guia estava pontualmente ás 8h. da manhã em nosso hotel e saímos para o passeio 09 JAN SAIGON – Templos da cidade previsto para meio dia de passeio.

Ao longo da História e graças às invasões e assentamentos de outros povos ,o Vietnam foi adotando influências culturais e religiosas que sobreviveram ao longo dos anos. Este tour levou-nos por uma amostra de templos de diferentes religiões que convivem no Vietnam.
Os primeiros chineses que se estabeleceram no Vietnam no século II a.C. e apesar de sempre ter havido muitas lutas entre os dois povos é fácil ver a sua influência cultural na cultura do Vietnam.
“Saíímosdo hotel de estadia e transfer até ao Pagode do Imperador Jade. Este Pagode foi construído pelos cantoneses em princípio do século XX e é uma pérola entre os templos chineses da cidade. Paus de incenso, coloridos pilares e requintadas gravuras de madeira enchem o templo. Depois de ver um dos Pagodes da cidade continuamos até à Catedral de Notre Dame. A catedral foi construída no século XIX no estilo neo-romântico. Os primeiros navegadores portugueses chegaram ao Vietnam no início do século XVI seguidos pelos missionários dominicanos e pela igreja católica que começou a evangelização no Vietnam, especialmente depois da chegada dos franceses em meados do século XVIII.

Continuamos a excursão com uma visita à mesquita central do Saigon exemplo da influência muçulmana. Foi construída pelos muçulmanos da Índia do sul e é atualmente um oásis de paz no meio das concorridas ruas de Saigon. A visita levou-nos até ao templo hindú de Mariamman, que significa mãe.

No século I d.C. Vietnam era um porto chave na rota marítima entre a China e a Índia, a influência hindu começou muito cedo, devido às relações comerciais entre estes dois países.
Templo Mariamman Hindu: Este templo foi construído no estilo da arquitetura do sul da Índia e é sagrado para toda a comunidade Hindu, mas também para alguns vietnamitas e algumas etnias chinesas. Diz-se que o templo tem poderes milagrosos.

Gostamos mas não adoramos , a temperatura já estava mais amena, os templos são interessantes mas exceto o templo chinês os outros são mais simples, vimos a diversidade que está em tudo e está também na religião, na arquitetura e na cultura.

Em frente ao templo chinês vimos muita gente vendendo animais como tartarugas, aves, peixes, e soubemos que são para as pessoas comprarem e soltarem nos lagos do templo para libertá-los , depois quando grandes são soltos na natureza, particularmente não vejo isto como libertação pois vão sobreviver quando soltos?

Conhecemos um pouco sobres os templos chineses, vimos algumas mães com seus filhos fazendo os pedidos e oferendas, as oferendas comestíveis vão para o templo e depois são distribuídas aos pobres, isto é bom .
Os Deuses chineses são pessoas que já viveram como Confúcio e outros, que deixaram algum legado filosófico ou pessoal , devem ter outros Deuses também, mas isto acredito que vamos começar a entender, pois estamos nos aproximando da China .

Passamos pelo correio de construção Francesa ao lado da Notre Dame e vimos um balcão destinado a pessoas que querem escrever cartas e lá vimos um senhor escrevendo cartas, e soubemos que em Saigon as escolas não autorizam a utilização de computadores pois é através da escrita que passamos nossos sentimentos e personalidade ela nos mostrou uma escrita e descreveu alguns detalhes como : pessoas que escrevem com inclinações para a direita são pessoas em quem podemos confiar apesar de serem emocionalmente abaladas, pessoas que inclinam para a esquerda não podemos confiar, pessoas que escrevem com linhas retas são equilibradas, e assim por diante, para escrever cartas o correio tem as pessoas que as escrevem pois nem todos sabem escrever e para isto pagam por este serviço.

Quando o correio francês chegou tiveram que ver como funcionava , pois até então as cartas eram colocadas em bambus e armazenado em uma outra cidade até que completasse uma boa quantidade somente aí sairiam e demoravam meses até o destino, foi uma revolução a chegada da novidade em envelopes e tão rápida.

A Guia ao término do passeio nos deixou em um mercado e nos instruiu para que estivéssemos sempre com a bolsa na frente e bem protegida , que as mercadorias deveriam ser pechinchadas pois iniciavam por U$ 10 e terminavam por U$ 2 e realmente é assim, existem umas bancas que são oficiais nestas as pessoas estão de uniformes e os valores estão corretos .
O mercado lembra uma grande feira em local fechado. Lá tem de tudo. Eles fazem de tudo,vendem de tudo.
As bancas de alimentos são as mais interessantes pois existe uma grande variedade alí, na maioria não conhecemos, vendem muito peixes secos. Soubemos que secam os peixes porque a abundância é tanta que precisam conservá-los.

Ficamos lá um pouco, o Wilson como não agüenta foi procurar um bar,e quando saímos vimo-lo sentado em um banquinho quase que no chão (as mesas e cadeiras são baixinhas pois quando não estão de cócoras, estão sentados nestas mesinhas e cadeirinhas) e comendo costelinhas de porco feita na gordura da rua, não acreditamos, pois a recomendação é não comam nada nas ruas, cuidado com a água. “My God!”

Pegamos um táxi e também soubemos que havia dois tipos de táxi: um autorizado e um com nome e modelo similar que não poderíamos confiar, pegamos o regularizado e era super limpo e honesto.
Estamos muito cansados e resolvemos sair para almoçar fomos ao LemonGlass um restaurante Vietnamita próximo ao Hotel e voltamos para onde passamos o dia para descansar, até pensamos em sair para jantar, mas repensamos, pedimos frutas no quarto e fomos dormir .
A Rafaela continua fazendo sucesso, durante as caminhadas precisamos proteje-lá. Na visita ao correio ela foi abordada ate pelos guardas civis da cidade que quiseram tirar fotos com ela.
No dia seguinte o passeio seria longo e muito cedo:
10 JAN SAIGON – Cai Be & Vinh Long dia complete
“Percurso de 2 horas e meia de autocarro desde a Cidade de Ho Chi Minh até Cai Be. Travessia de barco pelo rio Mekong para observar a vida quotidiana dos moradores, o seu trabalho e os seus jogos na foz do rio Mekong. A excursão inclui uma visita ao canal onde está o mercado flutuante de Cai Be e a uma loja familiar de fabrico de papel de arroz e flocos de milho ao estilo vietnamita: um ingrediente básico na cozinha local. Almoço numa casa típica rodeada de hortas e de bonsais. Um espetáculo de música tradicional vietnamita para acompanhar a refeição. Ao fim da tarde, regresso à Cidade de Ho Chi Minh.
Este dia foi fantástico e confirmei, minha família sente-se melhor em lugares aberto que em grandes centros , isto não significa que não gostamos e não nos adaptamos apenas somos mais felizes em locais normais onde a vida é real.
Andamos 1h e paramos em um local que é parada obrigatória , um local feito para ecoturismo pro uma senhora , aí soubemos que as mulheres aqui têm as mesmas condições e responsabilidades do Homens , só não foram para a guerra.
Neste momento somente aumenta minha certeza em relação ao ecoturismo pois num local tão pobre e sem infra-estruturar vemos os locais deste turismo absolutamente pensados e planejados.

Seguimos nossa viagem e fomos vendo o comércio com lojas e restaurantes um seguindo do outro e segmentado, vimos uma grande venda de pães e baguetes depois patos assados ou laqueado e soubemos que este tipo de comércio acontece aos finais de semana pois as pessoas que vão visitar seus parentes fazem este tipo de compra para presentear os parentes que visitam aos finais de semana .
Vimos uma grande quantidade de carros com noivos e soubemos que este dia de lua cheia é propício ao casamento.

Observei umas barracas com um pacotinho verde feito de folha de bananeira , soube que era carne de porco desfiada, temperada com chilli pimenta preta enrolada na folha de arroz e na folha de bananeira , aí fica pendurada sobre o sol quente por dias depois eles compram e comem , realmente isto não dá para entender.
Outra coisa interessante que deve ser comida de guerra é a quantidade de buchada que tem em todos os lugares , inclusive fervendo em caldeirões, nas ruas.
Os vários segmentos de negócios foram mudando mas a paisagem sempre a mesma .
Após 2hs de viagem começamos a ver grandes canais e cada um deles com grande densidade habitacional e comercial.

Chegamos após 3hs de viagem em um porto onde havia uma guia local nos esperando , vestida com traje local e chapéu de arroz, como sempre muito simpática e com inglês mais simples mas entendível.

Happy Buda, foi o apelido que Wilson recebeu neste local, por estar sempre causando, comendo , feliz e com uma barriga de abundancia .Happy Buda comprou um chapéu de Arroz, e isto que havia pedido durante todo tempo para que não comprasse e quando vimos, lá estava ele com o chapeuzinho que claro ele começa a querer doar e eu tenho que levar.
Subimos em um barco de madeira com cadeirinhas baixas, teto de palha uma mesa com vaso de flores e frutas para irmos saboreando.
Começamos nossa viagem pelo rio cheio de plantas flutuantes cheio e com um grande tráfego , fomos vendo que os barcos carregados tinham na frente uma amostra do que estavam vendendo, estes comerciantes situam-se em grandes fazendas, carregam seus barcos e fazem um rodízio para as vendas, que na verdade nunca é feita com dinheiro e sempre com trocas .
Paramos em um local todo feito de palha e enorme , e fomos passando por várias fases da fábrica de pipoca de arroz, depois bala de arroz com gengibre embrulhada em papel de arroz para que não tenha que abrir, e depois papel de arroz propriamente dito, os meninos que trabalhavam pediram para sairmos pois não conseguiam trabalhar na presença de uma menina tão bonita e clarinha , esta era Rafaela.

Fomos chamados para uma degustação de chás e todas as delícias que faziam e claro fui ver a variedade louca de produtos que vendiam , comprei um Viagra natural com pinga cobra e outros peçonhentos, uma pomada de veneno de cobra para dores musculares e uma pomada a base de gengibre para dores de cabeça picadas de inseto.

Quando fui perguntar para nossa guia para que serviam todas estas coisa soube que eles utilizam-se da medicina Chinesa e tudo que comem e usam é natural e pensado Ex comem peixe porque trabalham muito e precisam de clareza na mente e energia e proteína, os legumes e vegetais estão embutidos e se comem mais vegetais sentem mais fom , todo o bar e restaurante tem ao lado da mesa uma rede pois fazem a sesta depois do almoço que geralmente é as 10h. da manhã , esta visão é normal em restaurantes populares e nos locais de ecoturismo, ter o redário é regra .

Ela comentou sobre o Pomelo Tipo ou Graipe Fruite que eles comem todos os dias para prevenir ou curar diabetes , com alimentação atual nas grandes cidades, com a chegada da Coca cola e do KFC e outros ,os jovens começam apresentar a doença.
A carne é servida à noite para que as pessoas não fiquem tão violentas e pessoas violentas não comem carne.

Saímos deste lugar encantador e diferente embarcamos, atravessamos parte do Rio e fomos para um dos canais onde fizemos a troca de nossa embarcação para um menor pois deveríamos ter esta experiência , todos recebemos os chapéus de palha de arroz ficamos protegidos e caracterizados. O barco parece uma canoa de madeira atrás uma mulher vestida com seus trajes tradicionais mas não como fantasia este era real e chapéu de palha de Arroz remava em pé com as duas pás. Sensacional a gente naquela paisagem totalmente diferente ,naquela embarcação totalmente diferente , incrível , eu expludo de alegria nestas condições .
Paramos em uma casa tradicional de músicas , sua arquitetura externa era francesa , esta casa foi de uma das mais ricas famílias da época , ( os vilarejos que estávamos conserva a língua francesa como primeira língua até hoje) , hoje é habitada por 5 gerações que sobrevivem com o turismo rural , que contam e representam a vida do agricultor de arroz , os instrumentos são muito interessantes e a música idem , para quem conhece reconhece naturalmente que é a música da região , serviram-nos frutas da região com chá , interessante que o bule de chá era guardado dentro de uma casca de coco que utilizam para manter a temperatura fria ou quente, sentávamos numa mesinha de bambu.

A arquitetura interna tipicamente Vietnamita , mantendo três portas de entrada , em frente a porta central fica uma enorme cômoda toda trabalhada com o templo , sobre a cômoda numa altura mais elevada ou quase que no teto o local do templo principal , nas duas laterais outras duas cômodas onde são guardadas as coisas da família , tudo absolutamente entalhado e parte dourado e parte numa madeira escura quase preta com cortinas vermelhas a cor da felicidade , prosperidade etc..
Na frente destes três elementos uma pequena sala aberta onde existe uma mesa baixa e grande de cada lado onde descansam comem etc.. e no meio a passagem , nós estávamos nesta sala da frente, nos fundos duas entradas dão para área de cozinha e quartos , geralmente um só quarto abriga toda a família .
Saímos de lá rapidamente pois chegava mais um grupo de turista para a próxima sessão. Segundo nossa guia Choe (Jô era o apelido dela)os turistas são geralmente Australianos, Singupurenses, Chineses, éramos os primeiros Brasileiros que eles atendiam.
Embarcamos em nossa embarcação maior e saímos do canal e fomos para um grande rio do outro lado .Depois de um tempo navegando paramos em um local preparado para o Ecoturismo , eram casas e fazendas que estavam sendo exploradas para o turismo , lá a gente viu realmente uma casa típica de uma família que está recebendo e que é habitada , com as mesmas características da arquitetônica da casa anterior, somente agora tudo era mais simples e o chão de terra lá fomos recebidos com um banquete, numa mesinha no terraço da casa foi nos oferecido um peixe assado que estava delicadamente colocado em pé com umas esculturas de legumes, sopa de cogumelos , carne de porco ao molho, salada que o dono da casa gentilmente veio preparar, umas trouxinhas não papel de arroz , tomamos cerveja e depois fomos: alguns foram para rede eu fiquei conversando com nossas duas guias .
Soubemos que eles mantém alguns animais, pois eles nos orientam, se estão tranqüilos tudo está tranqüilo se procuram um escape ou ficam agitados precisamos estar atentos .

Tive o imenso prazer de ser conduzida a todas as partes da casa e podendo fotografar, foi aí que foi dado o nome ao nosso Happy Buda que dormia como um ajo após sua ceia .
Voltamos para a embarcação e tivemos um enrosco no motor já havia sido dito que os navegadores não gostam das plantas flutuantes porque enroscam em seus motores , mas que os moradores da margem utilizam-nas para manter suas margens protegidas purificadas , além do que elas dão flores e sã o comestíveis .

Perguntamos sobre a guerra e soubemos que aquela região teve apenas guerrilhas e não foi bombardeada.
Nossa guia levava para nossa outra guia um jornal carinhosamente embrulhado (escondido) e soubemos que a população é manipulada e é ignorante , não tem acesso a jornais e não sabem ler não têm cultura e não sabem sobre o partido .
Recebem para colher um dia todo de Arroz o valor de U$ 3,00 três dólares, não há escola para todos , e quando tem precisam pagar a metade , não tem saúde e tão pouco hospitais, nossa guia levava remédios .Também de 2 em 2 anos tem instruções para saber o que podem ou não falar aos turistas , a repressão é total (imagino) ,as filhos dependem dos pais para ficarem com seus filhos para poderem trabalhar , e as crianças que têm escolas recebem apenas leite e arroz sem carne e sem peixe para alimentarem-se .
Na parada do nosso ultimo porto calculadamente bom não tivemos que voltar nosso carro nos esperava , despedimos –nos da guia local e quando fomos para o carro vi uma feira e pedi para ir ver junto a nossa guia que foi nos contando o que era cada coisa , os nativos perguntavam com gestos se éramos uma família e pousavam para fotos , mas nós também éramos estranhos para eles sucesso da Rafaela foi extremo..
No caminho de volta Happy Buda dormiu e os outros idem fiquei observando a vida daquela gente que ia e vinha com suas motos, e vi porcos sendo levados já mortos , outros já com a pela retirada , grande quantidade de verduras que transitavam , sempre uma loucura .
Fizemos algumas perguntas para nossa guia como :
_ se ela se lembrava da guerra , ela nos contou que seu pai foi preso por dois anos e que sua mãe ficou com 4 filhos para cuidar e recebia do governo uma cesta básica que continha arroz , e mais 3 itens tudo em quantidade mínima e que para sustentar seus 4 filhos, sua mãe ia todos os dias para este local onde estávamos para tentar ganhar peixes e carne , mas que isto era ilegal e ela também foi presa ficando os 4 por alguns dias sozinhos. A irmã mais velha de 9 anos dividia a comida dando a maior parte aos menores que choravam para que se acalmassem e elas tinham uma professora que os ajudava , também escondido, passaram esta vida por dois anos , as crianças sentem-se seguras quando dormem ao lado dos pais e a mãe canta para eles, ate hoje mantém este hábito.
Nossa guia quando casou-se não conseguia dormir pois estava sem a música da mãe.
Nos contou que as classes sociais existem e que são distinguidas pelo modo de comer e de vestir ,os mais tradicionalistas vestem–se com uma cor e os revolucionários vestem-se com cores coloridas ,aqui como no Brasil as classes sociais são como uma pirâmide . A maneira de comer também os distinguem, os mais ricos comem com todos os talheres, deles é claro, e os mais pobres comem com as mãos ..
Com sua simpatia deu uma receita para Rafaela de como cuidar da pele com batatas cozidas amassadas e leite para ficar leve, lisa e clara .
Ah! O Badminton é um esporte que vemos literalmente em toda a parte nos parques ,no River site em tudo .
Chegamos ao Hotel cansados e resolvemos arrumar as malas e ficar no Hotel , mas o Happy Buda quis ir ao bar e fomos , mas logo voltamos e pedimos uma comida rápida e fomos dormir

Hoje como sempre vamos partir acordei mais cedo para iniciar meus registros, tomamos café e partimos com tranqüilidade mas o Happy Buda continua estressado.
INESQUECÍVEL.
Algumas experiências mudam a vida da gente.