Vietnã – Hanói

Hanói (Hà Nội, em vietnamita) é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Situa-se no centro da planície do delta do rio Vermelho, a 88 km das costas do golfo de Tonquim, onde está o seu anteporto, Hai Phong. Fundada provavelmente no século V, Hanói foi capital do Vietnã até 1802, quando foi substituída por Huế.

Chegamos agora em Hanói nosso guia simpático, mas com um Inglês terrível para quem sabe, mas ótimo para quem não sabe.

Observamos que Hanói é uma cidade mais rica com raízes mais fortes , e mais arrumada e muito business , soubemos que Fernando Henrique esteve aqui há 2 meses com 4 pessoas, um deles o presidente da Ambeve, seu filho e uma nova mulher , não podemos fazer nada nunca que todos sabem..

Hotel

11 JAN HANOI – Half Day Bat Trang.

Roteiro :

Visita prevista de meio dia a duas aldeias onde se fabricam produtos artesanais nos arredores de Hanoi. Bat Trang, uma aldeia especializada em faiança, célebre desde há vários séculos, e Xuan Lam, uma aldeia que se desenvolveu há pouco, conhecida pelos seus ateliers de peças esmaltadas ( previsão de 4 HORAS DE VISITA)

12 JAN HANOI – I Visita dia completo na Baía de Halong

De manhã faremos um percurso de 160 km desde East Hanoi até Halong, rota panorâmica. Chegaremos a Halong e embarcaremos num barco de junco e faremos um cruzeiro de 4 horas. Descubra a baía de Halong, considerada uma Área de Patrimônio  Mundial de beleza fora do vulgar. “Descida do dragão até ao mar” como é conhecida no Vietnam, a pitoresca baía de Halong possui mais de 3000 ilhotas de pedra caliça que emergem da água clara de tons esmeralda, muitas contêm belas grutas como Thien Cung e Dau Go.

Saímos cedo de casa e o clima mudou, está frio e não estamos adaptados a este clima , precisaremos nos readaptar.

O Caminho foi muito longo levamos livros  para aproveitar o tempo mas foi cansativo e com o dia nublado foi mais cansativo ainda.

Paramos em uma fábrica de escultura, roupas bordadas para o café estratégico aos turistas, continuamos por mais 2 hs e se encherem de bugigangas

Quando olhei Happy Buda, estava a caráter, como estava frio, e é rotineiro dele adquiriu um a roupa que jamais usará.

Chegamos ao porto e lá  havia uma multidão de turistas embarcando em barcos onde ficariam  por 2 ou 3  dias para ter a experiência desta vivencia.

Nosso barco chegou com atraso e com isto ganhamos algumas cortesias como 2 garrafas de vinho para acompanhar o almoço.

Deposito de peixes

Nosso almoço foi um banquete em um barco somente para a gente, serviram camarões frescos , carne de porco ao molho , carne de porco frita frango frito, lula com legumes, repolho cozido, arroz, e banana  acompanhado pelo  nosso vinho .
Palácio do Governo                                     Curiosidades da vida

A Vista realmente é fantástica , mas não  foi o melhor dia, talvez pela falta do sol.

Subi ao cockpit do barco e quando desci a Vietnamita estava com uma bandeja de pérolas  que acabei comprando, afinal estava aqui e pelo valor que comprei jamais em outro local eu encontraria, ficamos sem dinheiro nenhum e devendo para o guia , que gentilmente emprestou-me.

Estamos voltando e como disse trouxemos coisas para ajudar a passar o tempo de carro e adiantar algumas atividades.Estamos questionando o guia sobre a guerra .
Se tem trabalho, se tem escola…
Sim tem escola até a faculdade, depois precisam fazer um exame só entram se passar, pagam 70% do curso .
Tem saúde .
O Governo subsidia os mutilados de guerra .
Existem milhões de crianças filhos de americanos que entravam armados nas casas, estupravam as mulheres e deixavam-nas  grávidas. Este é um dos grandes problemas que têm.  Além dos milhões de crianças que nascem com  deformações em função de bombas atômicas.

Passamos por um investimento turístico  milionário  e nosso guia contou-nos com certo orgulho que este era de pessoas que moravam na América, na França e na Rússia e agora estavam investindo no Vietnam.
Eles não têm direito de saírem do país, exceto se provarem que têm dinheiro que vão  deixar no banco e que precisam voltar.
Chegamos ao hotel e lá  ficamos, estávamos mortos.
Trocamos o passeio para chegarmos mais cedo amanhã para o aniversário da Rafa.
Os passeios aqui são lindos, mas com as estradas e o trânsito realmente são cansativos, a paisagem também não ajuda  há poeira em tudo deixando tudo marrom e sujo igual. Dá um certo cansaço.

13JAN HANOI – Hoa Binh dia completo

Percurso de 75 km até Hoa Binh e travessia de barco de 2 horas e meia na barragem de Da para visitar as aldeias das minorias étnicas, rodeadas de campos de arroz, quintas e casas sustentadas por postes. Visitaremos de carro as aldeias de Yang Mo. Esta zona é o lar de muitas tribos das colinas, como a Muong e a Dzao.
Antes de sairmos perguntei a “Vu” como comemoram os aniversários  aqui. Claro que  eu estava pensando em fazer o dia de amanhã  como a tradição Vietnamita .
Qual minha surpresa: eles não comemoram, pois nem sabem quantos anos têm e não têm os papéis para isto.

As celebrações são para o dia de morte onde fazem festas fazem oferendas em dinheiro, roupas, até  motos para os mortos terem bom descanso  no Nirvana.
Víamos  pessoas andarem sem parar com um pé de alface, um pão etc.. e eu nos disse que as pessoas não armazenam  aqui portanto durante todo o dia saem às compras , sem a mínima previsão do dia .

Vim observando as pequenas lojas umas atrás das outras que são tão pequenas que as mesas dos comerciantes assim como os serviços ficam no meio da calçada cinza e empoeirada.???
Tudo que soubemos é repressão, repressão e repressão.
Falam e são degolados.
A corrupção é algo que existe aqui como no Brasil e outros locais pelos quais passamos, ex: boates fechadas às 23h. Mas as dos grandes hotéis que pagam por isto ficam durante toda a noite sem o menor problema.

Dá medo quando vamos ouvindo e vendo a paisagem.

Vi várias coroas de flores a venda, (Muitas) , são coroas para funerais e estas são distintas em cores : as amarelas e vermelhas são para mortos casados, as brancas são para jovens solteiros .
As pessoas vestem-se de branco e levam na cabeça uma fita se branca porque o morto é jovem e não tem filhos, se branca e amarela é porque é pai, branca, amarela e vermelha porque é avô , quanto maior o número de cores maior a festa e mais velho é o morto.

A cerimônia dura por dias de festa com comidas e bebidas, músicas flautas etc… Para que o morto vá em paz para o Nirvana.
Depois é enterrado com jóias e ouro por 3 anos e depois disto desenterram, pegam o ouro e o enterram em tumbas de concreto enfeitado e protegido por um Pagode..

Chegamos ao local de nosso destino, um lago, num local onde estão investindo muito dinheiro em rodovia e melhorias para o turista.

Subimos em pequeno barquinhos de alumínio com duas mulheres que remavam com os pés, e com as mãos, não podíamos nos mexer muito, pois corríamos  o risco de cair na água . A lagoa de água salgada é clara mesmo num dia como de hoje, sem sol , fomos tranquilamente  mas estávamos avisados que seríamos assediados  pelas vendas insistentes e assim foi .Em outros barcos, mulheres simpáticas iam puxando assunto e tirando fotos para vendermos parecendo pragas e estragando o romantismo do lugar.

Remaram por 1h e quando chegamos ao final daquela maravilha tinha encostado alguns barcos; eram outras mulheres com os barcos lotados de coisas como frutas , cervejas , refere, doces para vender aos turistas no meio da lagoa .

Fico constrangida em não comprar pois afinal elas fazem parte desta paisagem e nós fazemos parte da sobrevivência deles comprei 3 bananas .
Na volta elas pararam o barco e foram tirando de uma caixa de metal os artesanatos que fazem, toalhas bordadas, saquinhos, camiseta, tinha de tudo e a Ásia para a venda era impressionante e percebíamos mesmo  e na língua deles que trocam informações sobre as vendas efetuadas.
Quando chegamos elas já foram  mostrando os calos nas mãos e a mais nova que sabia falar as palavras chaves para a venda ia falando e pedindo a gorjeta.
Uma loucura sequer podemos chegar perto de tudo que vendem que já grudam de uma maneira que atrapalha a própria venda.

Fomos para um restaurante que está  sendo reformado e novamente nos serviram um banquete, Camarões fritos, Rolinho primavera, carne de porco ensopada, espetinho de carneiro ao alecrim, refogado de broto de feijão refogado de frango com legumes, e mandarins (pequenas tangerinas ) de sobremesas, exceto a fritura a comida é muito saudável.
Eles são 100%do sul, pois há grande influência dos  Chineses.

Durante a guerra eles sabiam quem era do sul e quem era do norte pela feição.
No início é difícil  distinguir mas com o passar do tempo vai ficando mais fácil e aí conseguimos ver a grande diferença.
Saímos de lá e fomos visitar dois pagodes que ficam atrás das montanhas e lá também  vimos a grande movimentação de obras para facilitar a vida do turista .

Templo

Meninas que presentearam a Rafa

Quando nos veem é uma loucura, eles grudam para nos cortejar e, para nos vender, para nos ver.
São em geral pessoas bem idosas e no templo estão realmente fazendo suas oferendas
Vimos muitas mulheres com os dentes totalmente pretos, são porque é Fashion ter os dentes pretos e quando faziam 15 anos raspavam-nos com a faca e comiam uma madeira que pintava dos dentes e deixava a face rosada .Hoje isto já não acontece..
Eram dois templos, duas dinastias:  a Din e Li a  estes são de madeira laqueadas de vermelho com os desenhos cor de bronze .
Os desenhos têm motivo de dragão de unicórneo ( são dragões , e de Fenix , que simbolizam , prosperidade,
Na frente está o rei a esquerda está representada uma fileira de militares que o defende e a direita uma fileira de espirituais, artistas etc..que dão leveza ao espírito.
Em uma fila de ambos os lados na entrada do Pagode estão bandeiras de 5 cores , representando os 5 elementos
A rainha dos dois templos é  a mesma pois esta casou com os dois reais .
A pena é que a falta de cuidado é incrível, precisam além de restaurar, limpar, pois a grande poeira impede de ver a beleza do templo..
Quando estávamos saindo do templo havia algumas meninas com uma flor de lótus que seria para Rafaela, por um momento achei que queriam dinheiro mas ficaram felizes em tirar uma foto com ela .

Andamos mais um pouco e tinham dois guardas que vieram nos perguntar de onde éramos , eu apavorei , porque como ouvi tudo pode acontecer neste país , mas eles apenas queriam tirar uma foto conosco, demos muita risada e eles ficaram muito felizes e eu mais ainda.

Foto com policiais.

Flor de lótus

Agora estamos voltando para nosso Hotel numa viagem exaustiva.

Tudo vale a pena pela diferença das coisas.

Estava observando a arquitetura das residências:
São pequenos prédios uns ao lado do outro, lembra os prédios holandeses, pois são muito estreitos e seguem normalmente na seguinte sequência:

Piso térreo, negócio, cozinha  este sem arquitetura um quadrado que enfeia a cidade, No primeiro piso a residência dos mais velhos, geralmente com 2 quartos e o banheiro no meio, terceiro piso residência dos menos velhos, terceiro dos jovens e último piso templo.
Do primeiro piso acima  a arquitetura é muito bonita , com colunas e adereços. Os  telhados terminam como os pagodes mas com menos detalhes, sobre o telhado tem enfeites.
Na cidade falta cor.
O meu Deus “”o chai oi.
Magros e baixos, as feições são, mas delicadas que os Vietnamitas

14 JAN HANOI – Hoa Lu dia completo
Visite as célebres grutas de Tam Coc (110 km a Sul), também conhecida como “a baía seca de Halong” (Dry Halong Bay), com rochas calcárias dispostas sobre os campos de arroz,

13JAN HANOI – Hoa Binh dia completo

Percurso de 75 km até Hoa Binh e travessia de barco de 2 horas e meia na barragem de Da para visitar as aldeias das minorias étnicas, rodeadas de campos de arroz, quintas e casas sustentadas por postes. Visitaremos de carro as aldeias de Yang Mo. Esta zona é o lar de muitas tribos das colinas, como a Muong e a Dzao
Estamos voltando deste passeio.
Claro que minha preocupação para que o dia fosse um dos mais marcantes sempre existiu, para mim e para o organizador desta viagem que ainda ontem passou um email falando sobre sua preocupação.
E assim foi

Fomos para o café e lá estava nosso guia pontualmente e desta vez ele trazia uma certa ansiedade e preocupação com nossa querida Rafa que faz 16 anos hoje aqui em Hanói Vietnam.
Ele trazia um buquê de flores maravilhoso, para mim foi um presente imaginem  para ela que não esperava nada ! Pronto a manhã já valeu .
Achamos uma graça pois tiveram a preocupação com o aniversario que para eles esta comemoração não tem sentido.
Saímos do Hotel com outro motorista e melhor com outro carro bem mais novo e mais confortável, ufa que delícia!

Viemos em um lado mais bonito da cidade, com lojas jardins e casas melhores , mas a poeira a mesma .
Vimos uma grande extensão de obras com um enorme centro de convenções, e quem sabe o significa um centro de convenções? Significa divisas, progresso, dólar.
A estrada também era um pouco melhor.

Quando chegamos ao destino já estávamos com muita fome.
Pegamos um barco grande e simples e saímos pelo Blacxk River , onde o lago e a usina hidroelétrica , é bonito como Angra ou a Ilha, a diferença é que a água é doce , o rio é frio, tem trutas, e algumas montanhas são de pedra, mas a paisagem é a mesma .

Para ir ao toalete nos deram um balde com água, que serve com a descarga. Muito engraçado.
Nosso passeio foi de 1 h , pegamos novo carro e seguimos para Muong e a Dzao a aldeia de nativos que têm costumes ,língua ,vida e vestimentas próprias .
Sem dúvida o passeio valeu estar aqui é maravilhoso andar pela tribo com aquela gente tão diferente , apesar de já estarem” chatas” em função do turismo , pois ficam tentando vender o todo insistentemente , mas mesmo assim são diferentes e vivem diferentemente.
As casas de pau e bambu telhados de folhas, sobre pilotis ao lado de suas plantações de arroz, vivem evidentemente do Arroz e da venda de palitos de dente feitos de Bambu, e de artesanato que vendem aos turistas.

 

Artesanato

A parte de baixo das casas são reservadas aos animais e instrumentos agrícolas e madeira para lenha


Ferramenta para a colheita do arroz

[caption id="attachment_602" align="alignnone" width="150"] recepção

Fumadouro de bambu

No piso superior existe uma enorme sala, um salão, dividido por algumas esteiras onde fica a TV, algum local para armazenar roupas em um local como se fosse um mezanino, armazena  a cesta de arroz, um cinzeiro enorme de 1m x1m onde sobre uma grelha faz-se a comida e aquele mesmo cinzeiro deve servir para o aquecimento da família , em um cômodo a parte mais atrás da casa um local para armazenar os edredons e  “sacos de Dormir “ e num último cômodo a cozinha e seus utensílios.

Lojinha

A louça é lavada no chão e automaticamente lá cai no piso dos animais onde os restos de alimentos deve servir de alimento para galinhas e outros .
Como vi sinal de religiosidade acabo de perguntar qual era acrença deles e disse –me que são “Ancestrais “ crêem nos animais e ancestrais .

Claro que acabamos comprando algumas coisas, mesmo porque ir até lá  e não os prestigiar não vale. Comprei dois cintos .compramos uma camisa, um fumador de Ópio.
Antes de entrar na casa elas nos mostraram como trabalham o arroz, depois entramos e sentamos sobre algumas esteiras e veio uma bandeja de chá com bananas, nossa aquilo caiu como um banquete, depois veio o melhor vinho de Arroz , que delícia !!!
Ainda mais tarde um pouco serviram licor de Arroz.
Aí então veio o Shopping , elas têm de tudo é impressionante e não falam uma só palavra até que tenham que vender aí falam francês , Inglês um pouco de tudo e claro aquilo que interessa.

Na saída elas nos acompanharam até o carro para levar nosso saquinho de compras e parece que falávamos a mesma língua , é gozado isto; na verdade não precisamos falar para nos entender .

Na saída da vila estavam  duas velhinhas que valeu a gorjeta para tirar fotos com elas, com um só dente e uma roupagem muito típica dava vontade de colocá-las em um quadro.

Saímos de lá  muito contentes por  ter tido esta passagem .

Paramos em um restaurante em um hotel onde parecia ser de militares , inclusive estava arrumado para um convenção militar .
Nosso almoço foi um banquete :
Arroz socado no bambu , este fica com uma capa de bambu que depois de retirado fica o bolinho de arroz, sem tempero sem nada e molha-se em uma paçoca . Aí fica delicioso , este arroz era para ser levado a grandes distâncias .
Salada de Banana, são tiras de cenoura ,fibra de banana, e outras verduras , interessante , tem um leve sabor de eucalipto , apesar de eu nunca ter comido eucaliptos.
Rolinho primavera com carne de porco.
Carne de porco refogada
Carne de carneiro .
Rolinho de folha de Pomelo ( pode ser o pomelo que deixa o saber de eucaliptos , recheado com carne de porco).
Repolho refogado com arroz .
Tomamos vinho Vietnamita e a Rafa suco de laranja os dois o mesmo valor .
Já estamos acostumando com este sabor tão exótico , incrível como somos versáteis .
Agora estamos encalacrados num trânsito que é melhor não ver para dar desespero.

A NOITE JANTAR ESPECIAL A SER DEFINIDO .

Sem dúvida  nosso jantar foi mais que especial. Fomos a um Show de Marionetes com música e show que contava a historia do lugar .
Um show para turistas, mas sem este tipo de show não podemos saber o que pensam e o que gostariam de mostrar.
A Historia era em um templo e contava a vida dos pescadores dos reis  e dos templos dos animais sagrados etc…
Depois fomos a pé para o Restaurante, “Tangerina Green “  estes pequenos passeios são verdadeiras aventuras .

Aliás quando comentamos que não havíamos saído no centro da cidade ainda o Happy Buda falou _ para que para Exercitar o escapes das motos?
Demos muita risada mas por fim o passeio é este mesmo , você não pode parar , para não ser atropelado e desvia o tempo todo das motos e dos restaurantes no meio da calçadas e das lojas e pessoas de serviços que estão trabalhando dia e noite de cócoras nas ruas .
Impressionante,  jantamos e fomos para casa as 11h e tudo continuava igual. O mesmo trânsito e as mesmas lojas que parecem não fechar, as pessoas passivamente com suas bicicletas e cestos com produtos de venda.
Durante o jantar que prometia ter um menu Vietnamita e um europeu , realmente foi apresentado ,mas quando veio a comida sentimos a enorme influência Vietnamita no que pretendia ser Europeu , mas tudo delicioso e  bem servido .
Nosso simpático guia havia pedido um serviço especial, e tivemos flor na decoração da mesa, um coquetel especial, que não sabemos ser do cartão que recebemos com a promoção na rua .
O Coquetel não levava álcool, era açúcar, canela , limão e vinho de frutas, tudo engrossado no fogo e estava pronto .
Na verdade uma salada de doce .
Quando pedimos a sobremesa a Rafa estava atenta pois não queria os parabéns, mas não escapou o Garçom que era uma belezinha apagou todas as luzes e veio cantando, e todo o restaurante cantou, no fundo ela gostou e eu adorei.
Esta data será lembrada por toda  a vida.

Hoje estávamos prontos com as malas para fora no horário combinado 9:30h, saímos o trânsito estava mais ameno, e viemos vendo e tirando fotos dos monumentos da cidade , nossa! tem homenagem a todos os comunistas do mundo .
Os edifícios são bonitos e amarelos com suas bandeiras vermelhas.
O lugar onde estão são mais nobres, ostentando o poder .
Paramos em uma aldeia de Cerâmicas e vimos realmente como tudo é feito.

Logo que chegamos, a Rafa assustou-se um pouco depois  as mulheres da loja a grudaram e começaram a tirar fotos dela, com ela e da roupa dela, na verdade ela ficou sem saber o que fazer mesmo que eu a tranquilizasse ., .
Ficamos na loja durante 1 h mais ou menos até vermos todo o processo e eu saber um pouco mais sobre as cerâmicas  “Ceridom “ e durante todo tempo as moças ficaram em cima da Rafa , arrumando e pegando em seu cabelo tirando fotos e ao sair a presentearam com um incensário .

Saindo de lá havia um senhor característico estava fumando naquele bambu e fomos convidados a sentar e a fumar junto, nossa foi outra festa nos estávamos curiosos com eles e eles conosco .

É muito engraçado pois o Bambu fica dentro de um balde, ao lado de uma mesa , onde tem palhas de bambu seco, e um pequeno fogareiro sobre a mesa onde cada um que pretende fumar chega coloca seu fumo coloca a boca no mesmo local onde o outro  colou e fica lá a vontade tomando chá. Uma droga autorizada

Enquanto estivemos lá vieram alguns jovens para fumar apenas para ser fotografados, muito engraçado, e muito bom .

Vimos um ônibus puxado por búfalos, imagina!

 

Comprei meu pequeno Ceridron ,andamos um pouco pela vila e viemos para nosso embarque no aeroporto.

Voltamos diferentes desta viagem.

Print Friendly, PDF & Email