Trogir – Croácia

Trogir – Croácia

16 de setembro de 2013

Como ontem chegamos à Split e demos uma primeira volta, hoje, após o café, resolvemos ir à pequena cidade de Trogir, que fica a mais ou menos 30 km de Split.
Um pequeno tesouro na costa da Dalmácia; a cidade histórica está localizada em uma ilha. A ligação é feita por uma ponte de pedra.

Valéria Foz em Trogir na Croácia
Valéria Foz em Trogir na Croácia

No século III a.C. foi uma colônia grega conhecida como Tragurion. Por causa do rápido aumento da vizinha Salona, Trogir perdeu sua antiga importância. Depois, com a destruição de Salona, seus habitantes refugiaram-se em Trogir. A partir do século IX, Trogir pagava tributo aos governantes croatas.
A diocese foi estabelecida no século XI (e abolida em 1828).
Em 1107, Colomano (Kálmán em húngaro), rei da Hungria e da Croácia, outorgou autonomia à cidade por meio de uma carta de foral.
Em 1123, foi conquistada e quase completamente destruída pelos sarracenos. Mas Trogir recuperou-se rapidamente e passou por um período próspero nos séculos XII e XIII. Em 1242, a invasão dos tártaros fez com que o rei Béla IV buscasse refúgio na cidade. Nos séculos XIII e XIV, os membros da família Šubić eram eleitos com frequência duques pelos cidadãos de Trogir; entre eles Mladen III (1348).
Em 1420 começou o longo período veneziano. Após a queda da República de Veneza em 1797, Trogir passou a pertencer ao Império Hamburgo, situação que perdurou até 1918, exceto pela ocupação francesa de 1806 a 1814. Após a Primeira Guerra Mundial, a cidade, junto com o restante da Croácia, tornou-se parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (mais tarde, Reino da Iugoslávia). Durante a Segunda Guerra Mundial, Trogir foi ocupada pela Itália, sendo liberada em 1944. A partir de então, integrou a segunda Iugoslávia até a independência da Croácia, em 1991.
A cidade está na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO, desde 1997.
Torgir é o complexo românico-gótico mais bem preservado do Adriático e, possivelmente, da Europa Central. Seu centro medieval, cercado por muralhas, inclui um castelo e torre preservados e uma série de residências e palácios dos períodos românico, gótico, renascentista e barroco. Incrível.

muralhas-em-trogir
As principais atrações são:
St. Lawrence Cathedral, do século XIII, cujo principal portal ocidental é uma obra-prima de Radovan, e o trabalho mais importante do estilo românico-gótico na Croácia. Ficamos deslumbrados com a riqueza deste patrimônio.

St. Lawrence Cathedral
St. Lawrence Cathedral

Portão e muralhas da cidade.
Fortaleza Camerlengo, do século XV.
Palácio do Príncipe, do século XIII.
Os palácios Cipiko grande e pequeno, do século XV.
Cidade Loggia, do século XV.
O porto da cidade foi uma das locações da minissérie de tv Jack Holborn, com Patrick Bach no papel principal. Também esteve presente no filme Winnetou III, de 1965, como Santa Fé.
Trogir servido no “Winnetou III”, como Santa Fe. Winnetou e Old Shatterhand andavam aqui pelas ruas antigas. A Câmara Municipal serviu como Palácio do Governador.
Demos uma andada pela cidade, que é ao mesmo tempo pequena e riquíssima.
Tomamos uma cerveja e voltamos para Split.

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email