Endinburgh, Escócia .

Capital da Escócia .

Saímos de Aberdeen logo após o café rumo a Edinburgh .

Pegamos a rota costeira .

Fomos parando de ponto em ponto .

A vista para o Litoral é linda e as breves paradas que fizemos sentimos muito frio com vento gelado e cortante , mas nem por isto as pessoas deixam de estar na praia e as crianças mesmo protegidas, estão nos parques a brincar .

Em todas as cidadezinhas vimos , muitas crianças brincando em Play Grounds e muitas vezes em tendas para isolar do frio.

Almoçamos em uma pequena cidade, muito difícil encontrar restaurantes nestas localidades .

Chegamos em Edinburg as 17 HS ainda dia , nosso Hotel é no centro histórico da cidade , lindo .

Interessante que as residências os hotéis estão no interior dos quarteirões , sempre existe uma pequena porta e como um labirinto você vai entrando e descobrindo uma nova vida lá dentro .

Nosso hotel por exemplo encontramos está portinha e lá no meio do quarteirão ao lado de uma rua do século 13 estava nosso super moderno hotel , completo com fogões , máquinas e tudo que você precisa para viver bem .

Caso vá de carro saiba que terá que estacional longe do de seu hotel , então prepare-se .

Estávamos cansados por isto ficamos em casa .

Na manhã seguinte fizemos o café em casa e saímos a passear , pegamos o ônibus Turístico que sempre dá uma ideia melhor da cidade , ela contorna a colina principal .

Vimos que a cidade no início foi construída sem planejamento urbano e soubemos que somente o sistema de esgoto foi instalado muito depois da cidade já feita .

Fizemos o passeio de um dia o que é pouquíssimo para uma cidade tão rica e Maravilhosa , monumental .

A Loja que cito está localizado na   Street rua mais movimentada da cidade onde está o comércio, do outro lado o parque a cima está o Castelo de Edimburgo.

Como tínhamos apenas um dia pegamos o ônibus vermelho turístico e passamos por todos os monumentos, mas a minha dica é:

Nada é tão longe que não mereça a caminhada, afinal tudo nessa cidade é histórico e merece ser visto e vivido.

O castelo onde está a alta cidade antiga exatamente onde ficamos nada mais é do que um conjunto de construções do século XII a XX. Refletindo suas mudanças e usos.

O nome da cidade foi espirado no nome do rei Edwin da North úmbria, que residiu no castelo até 1603 quando se deu a união das coroas. A partir desta data o Rei passou a viver na Inglaterra.

O que fizemos foi passear pela Royal Mile da Castle Hill a High Street, nela você terá uma amostra da Escócia.  Em geral os produtos, o xadrez até mesmo animais estão nessas ruas. Como esta enorme coruja que fica nas mãos da senhora para que todos possam tocava claro que no final existem corujinha de pelúcia para serem vendidas.

Durante toda a viagem pela Escócia fui vendo e tentando fotografar os Tartãs que ia vendo e são muitos, os Tartãs ou xadrez representava os clãs já no século XII quando os clãs eram conhecidos pelas roupas com padrões de xadrez diferenciados para cada clã uma cor.

Após a batalha de coordena as terras dos que elas foram confiscadas, hoje apenas a corte ainda usa os Tartãs oficialmente, aqui abro um parêntese, sentir e vi que os escoceses se orgulham dessa história e até hoje empresas igrejas e entidades importantes tem o seu estilo das próprias e os seus uniformes de Tartãs.

Perceba que eles são muito parecidos, porém se você observar bem totalmente diferentes

E foi passeando por aqui e observando que encontrei o Tartã da Layde Di aquele que só ela usou, hoje uma Grife

E depois ainda pesquisei da princesa Kate.

O traje do chefe do clã na antiguidade era feito de uma só peça de tecidos envolta em seu corpo, hoje chama-se Kilt e é uma saia feita com uma única peça de tecido Xadrez, que na frente tem pregas, presa por uma única presilha de couro.

O traje hoje é usado para eventos especiais casamentos cerimônias.

Nas ruas da cidade alta ou em toda cidade você escuta o som das gaitas de fole.

Essa tradição hoje é mantida pelos camponeses

No final da tarde até a noite esses lugares são lotados.

No castelo existiu uma grande fábrica de uísque hoje ela é turística e nela você pode encontrar todos aqueles uísques que você esqueceu ou não comprou o já tomou durante a viagem

Entramos na Catedral, ela é maravilhosa e como é verão nos finais da tarde ela nos encanta com a música clássica cantada ao vivo.

Cansados, mas sem vontade de ir para casa acabamos entrando em nosso pequeno beco que faz-nos sentir em uma cidade medieval e fomos fazer nosso último jantar em nossa casa na Escócia.

Na manhã seguinte nosso voo sendo a 7h00 da manhã acordamos às 4h00 da manhã e constatando que realmente não há noite nesta época do ano a noite é clara como dia e a cidade é linda e quieta.

Rapidamente chegamos ao aeroporto facilmente entregamos nosso carro e partimos.

Durante o voo fomos estudando o mapa de tudo que fizemos foi uma viaje sem dúvida maravilhosa.