Dicas para educar seu Cão ou como adestrar.

Como Adestrar o seu Pet em Casa.

Ou “Como ensinar boas maneiras para um pet novinho”.

Todos que me seguem sabem que estou com um cachorrinho novo e claro que esta decisão é a mesma de ter um filho.
Você precisa preparar-se pois é a mesma coisa com um filho: tem de educar, ensinar e principalmente dar limites.

Ziggy ( Crista Chinesa)

Eu decidi por comprar pois estava um dia passeando em Estocolmo com a Rafaela, minha filha, quando vi uma senhorinha saindo de sua casa com um cachorro que me enfeitiçou. A partir daquele dia iniciei a busca para saber um pouco mais sobre ele.

Descobri: é da raça “Crista Chinesa”, que chegaram no Brasil dentro dos navios da rota da seda e descobri que era o cachorrinho da Cruella Devil, do filme dos 101 Dálmatas. É aquele magrelinho que fica sempre ao lado dela.

Já no Brasil iniciei a busca e descobri o quanto ele é raro e caro, mas após um ano e meio minha assistente descobriu através da internet o Canil do Sr. Rodolfo que nos atendeu muito bem e nos mandava fotos semanais dos filhotinhos, sempre através do WattsApp (coisas do mundo moderno).

Recém nascido (Crista Chinesa)
Após 1 semana ( Chiara Chinesa)

O valor cobrado foi razoável e fizemos um contrato de responsabilidades e pronto aqui estou com meu neném.

Moro em casa e a adaptação é um pouco mais fácil, porém, como ter um cão de companhia que não destrua tudo ou marque a casa com cocô e xixi por toda parte, não morda as pessoas?

Fiz uma visita ao Pet Shop e confesso que tive um “Pet Choque”. É um mundo à parte onde temos que nos cuidar pois nós, apaixonados pelos bichinhos corremos o risco de cair na tentação e deixar R$$$$$ bobamente.

Mas vou deixar aqui algumas DICAS para o enxoval e para iniciar a boa educação, ou melhor o que deu certo para mim e poderá dar certo para você. Não sou veterinária e nem sequer adestradora, mas durante toda minha vida tivemos estes bichinhos que enchem nossas vidas de alegria e creio que minha vivência possa ajudar vocês.

Existe uma caminha com grama, ela é para seu cãozinho fazer as necessidades. Comprei uma específica que tem uma gaveta que armazena as cacas e é firme ao chão, ele adorou, é mais cara mas valeu a pena. Sei que existem outras mais em conta, mas não passam a segurança necessária.

Pipi dog

Moro em local frio, então fui ao Pet para comprar a roupinha e o cobertor e aí cai para trás com os preços. Recusei-me a comprar no pet e fui no outlet infantil onde encontrei o mesmo cobertor muito mais barato, comprei tudo para recém-nascidos por 1/3 do preço. Realmente há uma inversão de valores pois as peças de crianças estão mais baratas que de cachorros.

Roupinhas

Comprei bolachinhas diversas, mas não muitas e coloquei em bombonieres de cristal, em locais estratégicos onde eu passo a maior parte do tempo afim de tranquiliza-los quando necessário. 

Além disso eu comprei algumas almofadas tipo futon em lojas de almofadas pois no Pet Shop os preciso são superiores.

Futon

Comprei os sprays, e líquidos educadores: Xixi aqui e o Stop Dog..


E aí iniciei a educação.

Stop Dog

1 dia dele em casa.

Iniciamos pelo nome que só conseguimos identificar ao vê-lo, e como ele tem um cabelo estilo roqueiro, seria David Bowie, mas como a pronúncia seria difícil, minha filha escolheu Ziggy que é o nome de uma música do cantor, chamada “Ziggy Stardust”. Confesso que ficou a cara dele.

Escolhemos o local que iria ficar sua cama e ao lado já coloquei a grama para o xixi e as tais gotinhas mágicas para o Xixi. Já o Stop Dog que já borrifamos em todos os locais da casa onde ele não pode fazer xixi e coco.

Nos primeiros meses é necessário ter um pouco de paciência principalmente de manhã para o xixi, antes mesmo de eu ir ao banheiro eu o levo para o local do xixi e espero até que faça, foi rápido este aprendizado, agora ele precisa saber que mesmo que eu demore mais um pouco ele só poderá fazer xixi no lugar certo.
​​​
​E aí é observar cada xixi no lugar certo, faça um carinho.

Para que ele não chorasse durante a noite cobri a cama com roupas usadas minhas e de meu marido.

Um dos futons fica próximo à mesa de refeição, pois pretendemos sair com ele sempre que possível então para isto preciso de cachorrinho educado, que não fique pedindo comida ou pulando em nós, então na mesa já vão suas bolachinhas. O segredo é só dar a bolachinha se ele obedecer aos seus comandos de sentar ou deitar.

Valeria Foz e Ziggy

Em meu escritório tenho um outro futon para ele ficar quietinho enquanto eu trabalho ou tenho alguma reunião, sempre condicionando-o com as bolachinhas.

Daí para a frente é seguir o mesmo comando de voz e atitude para que ele entenda aquilo que você quer.
Compramos alguns brinquedinhos para o entretenimento quando não queremos ou não podemos dar atenção, eles amam os brinquedos que tem barulhinhos e o campeão é o macaco.

Brinquedo dog

Lembrando: As bolachinhas ajudam a dar a recompensa quando acerta, mas cuidado: não o encha de bolachas corte-as em pedacinhos e vá oferecendo somente quando realmente merece.

Divida em pequenos pedacinhos.

Recompensas

A noite ele já entendeu, nos arrumamos damos beijinho e digo “Pra caminha” e aí não o pego mais. Claro que ele tenta subir na cama para ir dormir conosco, mas ignoro e ele vai pra sua caminha e lá fica até o dia amanhecer.

Vou dormir
Rafaela e Ziggy
Valeria Foz e Ziggy
Rafa e Ziggy

Desta forma consegui em poucos dias o resultado que eu queria.

Deu certo.

Mas veja:

O seu cãozinho não pode mandar em você. É você que manda nele.

Agora é só Curtir .

Malu e Ziggy

Comments

comments

Leave A Comment