Trancoso/ Bahia

Esta é a segunda matéria que faço sobre Trancoso. O motivo de nossa visita à cidade é o mesmo que o da última viagem: um convite de casamento. O local é referencia para este tipo de evento e, desta forma, cada vez mais atinge um público seleto, interessado na beleza natural e na energia da pequena localidade que preserva sua ambientação. Hoje ela é tombada.
Iphone Valeria Outubro de 2014 2427    Iphone Valeria Outubro de 2014 2561    Igreja em Trancoso.  Iphone Valeria Outubro de 2014 2560

Logo que soubemos do convite tentamos efetuar nossa reserva e providenciar as passagens para o passeio e, como sempre fazemos, estendemos nossa viagem para vivenciar com mais calma a região. Desta vez foi uma semana em Arraial d’Ajuda e uma semana em Trancoso.

Por incrível que possa parecer não conseguíamos confirmação e sequer respostas das pousadas que contatamos. Repassei os contatos das mesmas à nossa agente de viagem que teve a mesma dificuldade. Conseguimos resposta de hospedagem apenas no Club Med.

Num jantar com casais de amigos, numa conversa informal nossa amiga me disse que tinha um “lugar mágico” e que iria conseguir hospedagem. Imediatamente pegou o telefone e fez o contato. Não foi naquele momento que resolveu a situação, mas no dia seguinte seu marido, gentilmente, nos ligou com a confirmação e entrei em contato.

Realmente o lugar é mágico, incomum e de indescritível sofisticação. É o Uxua Casa, Hotel & SPA, localizado no quadrado de Trancoso. Chegamos ao final da tarde do dia 09 de outubro. A recepção foi especial, passando pelo Spa, piscina e o magnífico jardim. Fomos convidados a entrar na casa que iríamos nos hospedar, chamada de Terraço do Céu.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2404    Iphone Valeria Outubro de 2014 2417Iphone Valeria Outubro de 2014 2409Iphone Valeria Outubro de 2014 2413

A pousada, sem identificação, seleciona seus hospedes da forma mais honesta e sincera: por meio de convites e do “boca a boca”, complementado com um marketing de alto nível, “num conceito diferente e particular filosofia”, diz Wilbert, um dos proprietários do empreendimento.

As casas são lindas e muito especiais. Tudo foi construído por eles e tudo é incomum neste lugar: a casa, os objetos e em cada canto, cada olhar complementa sua viagem interminável. Do café da manhã ao jantar, você é tratado como especial e único, assim como todos que estão ou que habitam ou ainda que trabalham aqui.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2408   Iphone Valeria Outubro de 2014 2435

O casamento compõe-se de três eventos: No dia 09, fomos ao primeiro coquetel na Cacau Pousada, localizada no quadrado bem perto da “nossa casa”. Sem modificação na decoração do local e respeitando a hospitalidade e o sabor baianos. Foi servido um farto coquetel, na verdade uma degustação dos sabores baianos, regado a vinho branco e rose. Um DJ garantiu a animação e música.

Terminada a festa, voltamos para “casa” e qual a nossa surpresa, quando olho para a grande mesa de Wilbert , vejo nossos amigos, aqueles que fizeram nossa reserva. Não acreditei, foi uma sensação muito boa. Depois de muitas conversas, cansados, fomos dormir dentro de nosso “Céu”.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2419
Quarto da Pousada uxua

Iphone Valeria Outubro de 2014 2432
Sala preservada da Pausada Uxua

Na manhã seguinte tomamos nosso farto café na mesa da grande família, uma enorme mesa rústica de uma única taboa, aonde os amigos vão chegando e se reunindo, num magnífico e agradável café. Descemos para a praia com nossos amigos.

Uxua Casa, Hotel & SPA tem um apoio de praia aberto ao público com toda estrutura possível. O atendimento é personalizado e todos se juntam como uma grande família.

Como estamos na Bahia, passa primeiramente o “Alan das empadas” com sua badeja cheia.

DICA: experimente o salgado, pois vale a pena. São deliciosas e o Alan é uma pessoa especial.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2439

Depois passa o “show do milhão”, carrinho de milho, o “Manuel do Abacaxi” e outros. Assim passamos a nossa tarde. Interessante que todos estes vendedores têm páginas no Facebook. A vida mudou!

Carrinho de milho verde

Andei 4 km pela praia e passei na Pousada Etnia, aquela que nos hospedamos na vez anterior. Lá estavam alguns amigos e parentes e o André, dono da Pousada, que também é muito especial.

Almoçamos na própria barraca e eu subi, enquanto o Wilson ficou por lá mais um pouco. Fui fazer uma massagem com “Daniela Borges”, aquela que de Arraial. Aproveitei e marquei várias sessões, antes mesmo de vir para cá. Ela também tem página no Facebook. A sua massagem é maravilhosa. Deixo aqui o contato: (73) 9163-8715 e 8121-9356.

Á noite, tivemos o segundo coquetel na pousada e restaurante “El Gordo” em frente ao nosso Hotel ainda no quadrado, mas sobre a falésia, que colabora com o nascer da lua cheia que ilumina o quadrado.

Saímos mais cedo para jantar e viemos para nosso Hotel. Aquela grande mesa estava repleta de pessoas maravilhosas e diferentes, pessoas de diversas partes do mundo, todas com o mesmo propósito de fazer muitos amigos e falamos várias línguas. Na mesa estavam Wilbert, Thamara, seus amigos que moram e trabalham aqui e, conforme as horas passavam, a mesa ficava mais cheia. Pedimos o jantar que foi farto e delicioso e fomos dormir.

Dica: Recomendo esse local, pois a cozinha é tão especial quanto tudo aqui. O Wilbert faz um excelente trabalho social, com interação do público com o nativo. É, sem dúvida, bastante enriquecedor

Iphone Valeria Outubro de 2014 2482
Voltando do coquetel.

O sábado chegou. E o casamento também.

Tomamos nosso café e festejamos o aniversario de um de nossos amigos. Por coincidência estaremos juntos no Uruguai em novembro num outro casamento.

Fomos para a praia no quiosque da Pousada Uxua e lá passamos a tarde. Voltei antes para descansar um pouco, enquanto as mulheres estavam no cabelereiro.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2565

Vans aguardavam no quadrado para transportar os convidados, já que a festa e cerimônia seria no “Café de la Musique” restaurante da praia, onde uma enorme estrutura de cristal cobria o local, enfeitado com orquídeas de todas as cores e acompanhadas de uma enorme variedade de flores e arranjos absolutamente rústicos e exóticos assim como o local.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2535

Iphone Valeria Outubro de 2014 2533
decoração

O jantar foi um verdadeiro festival gastronômico, com panelinhas típicas, farta mesa de aperitivos e um grande jantar. As mesas de doces foram belezas aparte com uma delícia extra: os doces da Pati Piva, de São Paulo.

A música, que manteve a pista cheia, dividiu-se em três etapas: o primeiro DJ que fez as festas anteriores, a Solange, com vigor e voz marcantes, vinda diretamente do Passa Tempo, boate de São Paulo e o Milton, DJ de grande sucesso. Sem dúvida, uma festa inesquecível.

Voltamos com um carro menor, pois estávamos sós. Havia inúmeros veículos e vans para levar e buscar os 400 convidados vindas de longe. Incrível como todos se deslocam para participar de uma festa.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2542
Bufet

Domingo, repetimos as manhãs anteriores. Voltei mais cedo da praia e, no caminho, resolvi fazer uma sangria para os novos amigos. Afinal estou numa casa e a sangria refrescaria o dia de sol. Depois fomos à casa de nossa amiga para a pizza do domingo, comprada da “Maritaca”.

A Pousada Uxua proporciona este tipo de encontro, pois cada um tem sua casa, cozinha e, se precisar, a Pousada dá o apoio necessário com utensílios e serviços, cobrados no final da estadia.

Na segunda-feira fomos com os primos para a Praia do Espelho a alguns quilômetros daqui.

Dica: Vale a pena ir, pois o local é maravilhoso. Tem algumas pousadas, além de um condomínio de casas que estão para alugar.

Esta é a segunda vez que estivemos no local. A primeira, ficamos no Baiano e agora fomos à Silvia, uma casinha de pedras, muito articular e exclusiva onde é necessário fazer reservas, pois atende apenas duas mesas. Faz a comida com ingredientes que busca na Índia e o sabor indiano é servido como na Índia, só que com pratos e talheres. Quem fez o almoço foi a filha Mel. Vale muito a pena.

Iphone Valeria Outubro de 2014 2597
restaurante da Silvinha , Praia do espelho.
Iphone Valeria Outubro de 2014 2595
Restaurante da Silvinha

Iphone Valeria Outubro de 2014 2609

Voltamos no final da tarde. Fui fazer minha massagem com a Daniela e ficamos em casa para descansar.

Programamos para ir a Caraíbas na manhã de terça-feira, mas acabamos ficando de papo com nossos primos que vieram despedir-se e com o Carlos, simpático integrante da Posada Uxua. Como ficou tarde, acabamos ficando em Trancoso. O Wilson lendo no terraço, onde faço yoga todas as manhãs e eu, no bar, escrevendo e rememorando esses dias. Fui questionada sobre o nome de Uxua e num e-mail para Thamara, ela me respondeu:

“Alguns de nossos elementos decorativos foram feitos por índios pataxós que vivem numa reserva na costa de Trancoso. Um deles, o chefe da tribo, Roani, amava árvores antigas e devido a variedade impressionante das plantas de nosso jardim ele descreveu o lugar como UXUA que na língua dos pataxós significa maravilhoso”. Concordo com ele.  Wilsbert nos contou que a língua dos pataxós tem apenas um dicionário feito por um alemão e este contém apenas quatro folhas.

Almoçamos na Pousada e Restaurante “El Gordo”, onde tem uma vista maravilhosa. É a terceira vez que almoçamos nesse local e constatamos a mesma qualidade.

No final da tarde fui ao meu encontro com a massagista e depois com a professora de yoga que é tão importante em minha vida. Na volta de mototáxi comprei um jantar e preparei-o para poder assistir ao primeiro debate político entre Dilma e Aécio Neves.(momento Histórico).

Iphone Valeria Outubro de 2014 2606
Restaurante do Baiano , praia do espelho.

No dia seguinte ficamos em nosso terraço lendo .

Mudamos de casa , adorei pois tivemos a experiencia de ficar na casa da Arvore.

Fiz os pés a mão para chegar pronta em SP.

E saimos das 4:30hs do Hotel nosso voo seria as 20hs ,

Dica:Saia antes pois a fila da balsa é enorme e estressante.