Ilha Grega – Santorini

Antes de mais nada a meu ver é a Ilha do Amor, da Lua de mel, dos casais apaixonados. É uma ilha Cicladica ,  vulcânica de colonização minóica (3000 a.C) que com a erupção do vulcão em 1450 a.C fragmentou-se adquirindo a configuração de lua crescente. O nome Santorini foi dado pelos venezianos no século 13 em homenagem a Santa Irini, em grego, e Irene, em português.

Sua capital é Vila de Fira, importante porto comercial. Para quem gosta de agitação e baladas é o local ideal para hospedar-se. Em Oia, localizada a norte da ilha de Santorini, a pequena vila com uma imensa concentração de hotéis, boutiques e de luxo possui vida ativa, porém, mais tranquila que Fira. Neste local existe grande número de joalherias, galerias de artes e restaurantes.
A vista de qualquer local da ilha é sempre magnífica, com suas casinhas brancas abóbodas para manter o ambiente sempre o mais fresco possível, e as janelinhas azuis parece que para combinar com o céu e o mar. Todas as casas tem vista para o penhasco e o mar transparente e com nuances azuis.

A vegetação é mínima. Na ilha não existe água e a produção agrícola é de alcaparras, uvas e tomate cerejas e Nada mais. Não existem animais selvagens, exceto poucos pássaros, pois falta comida para esses.
Os apartamentos dos hotéis garantem a vista e a semi-privacidade, digo semi porque tem seu terraço fechado, porém a topografia permite que este seja vistos pelos que estão mais acima. A vista é incansável, mudando a cada posição do sol.O calor intenso é amenizado pela constante brisa que refresca durante o dia e faz com que seja usado casaco leve durante a noite. Como tudo acontece em terraços e ao ar livre é bom estar sempre preparado.

A arte está inserida em tudo que fazem. O Designer é incrível em jóias, bijuterias, roupas, esculturas e pinturas. A cravação das pedras em peças de prata ou ouro é de alta qualidade e a bom preço, o mesmo acontece com linho e o algodão.

Hospedamos-nos no Canaves Oia, hotel de luxo, onde cada suíte é praticamente um Loft, com decoração e ambientes diferentes. Todos quartos garantem a bela vista e a semi privacidade. O Canave Suíte Oia é praticamente o mesmo hotel com a diferença de que no primeiro, o café da manhã é no terraço, mais interessante e romântico. No segundo, o café da manhã é no restaurante e oferece um elevador aos que se hospedam mais abaixo ou mais acima. A piscina e o ótimo restaurante são para hóspedes dos dois hotéis.
O Restaurante 1800, com o por do sol privilegiado, em Oia é de gastronomia contemporânea ou Novo Cuisine  com serviço impecável e uma boa carta de vinhos. Vale a pena provar, porém é preciso reservar com antecedência. Não precisa calças compridas, mas é melhor caprichar para sair, afinal será uma noite especial.
Neste pedimos o Carneiro  acompanhado de Vinho Branco.

Vista do restaurante 1800 para o por do sol

 

Santorine Fira

O Restaurante Petros é de gastronomia e serviço grego, bem mais à vontade com especialidade de peixes.Pedimos de entrada um pastelzinho de queijo ( Queijo tipo Feta Frito), um peixe da região como estes são grandes 1 para todos foi o suficientes ( verifique o tamanho antes de pedir e é normal negociar a pesagem, de sobremesa pedimos  Em Fira, o Restaurante Archipelagos, com gastronomia mediterrânea, garante o melhor sabor entre os dois acima. Neste provamos o bacalhau fresco acompanhado de purê de batatas e alho, coelho ao molho de vinho e legumes, spagette com frutos do mar , de sobremesa – Que é um enroladinho de macarrão com queijo e nozes , esta sobremesa na Grécia os gregos dizem que é grego e na Turquia os turcos dizem que é turco , o que importa é que é delicioso, vem quente e com mel .

O queijo Feta é de leite de cabra e ovelha podendo ter também o leite de vaca, é feito em blocos e tem a textura granulada , hoje é de origem controlada da união européia, esta presente nas saladas e muitos ratos gregos , este pode ser servido cru ou grelhado que é uma delicia.

Queijo Feta

O Café Grego é interessante de ser provado , ele é fervido juntamente com o pó, em uma canequinha especial e servido com o pó. A Ilha produz alcaparras, tomate, azeite e vinhos tinto, branco e o santo. Os melhores são brancos e o santo. Há tour nas vinhas, possibilitando a degustação das bebidas.
Para conhecer a área terrestre da ilha há a possibilidade de tour coletivo, semi privados e privados. O melhor é pegar um carro no qual o motorista fale sua língua ou língua que entenda, e vá parando conforme seu desejo. Normalmente, as pessoas que trabalham no turismo da ilha estão treinados e conscientes e sabem atendê-lo. Para os mais aventureiros, pode-se alugar carro, moto e quadriciclo.

O passeio de Catamaram é imperdível e inesquecível. Faz o contorno por toda a ilha com parada na boca do vulcão, onde água é sulforosa, quente e amarela. Não vá de roupa branca, pois os minerais fazem com que mude para a cor amarela. Param mais um a vez para o mergulho na praia Branca e preparam o almoço no local, com todo cuidado e qualidade. O passeio tem duração de cinco horas. Pode ser feito pela manhã, às 10hs, ou à tarde, para o por do sol. Não importa o horário, o importante é fazê-lo.Caso tenha pouco tempo, em um dia pode-se fazer os dois passeios. Se for para escolher, o melhor é o Catamaram.

A lava queima a terra ate a sétima camada , nada nasce por isto a aridez do local e do mar que também não tem vida e nem corais , existe praias vermelhas , brancas e pretas , isto depende dos minerais do local.O vulcão esta em atividade e aguardam que em breve ele explodira novamente mas não medo pois existe como prever esta erupção.
A mala pode ser simples e bem à vontade, como todo lugar de praia, existe charme, mas nada de ostentação e muitas bugigangas. Leve um casaco ou pachiminas e nada de saltos, sempre rasteiras.
Para conhecer três a quatro dias é o suficiente. Para curtir, quanto mais, melhor. Deixe um dia para curtir o seu terraço. Vale a pena. É uma meditação, mesmo para aquele que nunca meditou.
Algumas palavras voce não passar aperto :
Sim                NE.
Não               O-hi
Por favor     Paracalo.
Obrigada     efhavisto
Bom dia      Kalimera.

Boa viagem.

Print Friendly, PDF & Email