Dom Tapparo, a cachaça que vale a pena degustar


Sempre que viajo existe um interesse projetado: a gastronomia, as artes, a arquitetura ou simplesmente a natureza.

Este interesse ajuda no roteiro, no tipo de hospedagem e nas leituras que antecedem a viagem e nos dá motivação para ampliar o conhecimento no assunto durante a viagem.

O ano passado estivemos na Escócia para visitar destilarias de uísque. Foi maravilhoso e, com esta busca, tivemos uma experiência indescritível.

Hoje saí do Hotel Fazenda Foz do Marinheiro com destino à cidade de Mirassol, aqui no interior de São Paulo, para degustar a Cachaça Cabaré do Engenho – Dom Tapparo e esta visita trouxe-me a certeza de que o turismo se faz igual em qualquer lugar do mundo. Basta ter o interesse do visitante e do proprietário, além do cuidado da empresa na qualidade do produto e do atendimento.

Vê-se a entrada do engenho já da rodovia Feliciano Sales Cunha, 457, com letras garrafais “Dom Tapparo”. A entrada é convidativa e coberta de árvores frondosas e centenárias, com o jardim florido que acolhe o visitante com um surpreendente carinho.

Após o estacionamento, a enorme e moderna loja com os produtos do engenho. O atendimento é impecável e, é claro, a degustação faz toda a diferença. Mas, antes da degustação, fui conhecer o alambique e os barris que ficam em um piso subterrâneo para receber umidade e temperatura própria.

Breno Tapparo, o filho mais novo da família, foi quem guiou-me e contou a história do engenho, que iniciou com seu avô, filho italiano. Ele aprendeu a fazer a cachaça com um quilombo, a produção era para consumo próprio e para os amigos. O primeiro nome do engenho era Celeste.

Hoje o engenho é familiar e vem crescendo em qualidade e produção. Eles exportam a bebida para alguns países, levando o nome e o sabor do Brasil para o exterior.

No museu do engenho estão expostos alguns objetos pessoais e agrícolas que nos fazem viajar nesta rica história, que merece atenção.

 

Os sabores e valores das cachaças variam, dando a possibilidade da melhor escolha para satisfazer o seu paladar.

Doces e biscoitos compõe a bela loja.

Confesso que esta visita fez-me viajar neste mundo tão brasileiro e tão presente em nossa história.

Comments

comments

inexx869
About me

To update Biographical Info , go to: http://yourwebsite/wp-admin/profile.php

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *