Cassis região de Provence

Chegamos em Cassis depois de nossa passagem por Portugal onde tivemos um no casamento em Sintra, e depois disto uma noite em Lisboa.

Ao sair de Lisboa achávamos que nossa viagem poderia ter terminado e já estávamos prontos para voltar para casa pois estávamos satisfeitos e já tínhamos saudade de casa.

Mas com tudo programado, claro seguimos em frente.

Chegamos em Marseille num domingo à tarde, pegamos nosso carro na Hertz, uma Perua Ford que acomodou nossa enorme bagagem, e GPS nos indicava o caminho que cortou a cidade em função do trânsito intenso do retorno das praia da Cotê D’Azur .

Pudemos ver que a cidade é lindíssima e da mesma forma enorme, nosso plano seria voltar para conhecê-la durante a semana que teríamos em Cassis.

Continuamos a viagem e cada curva que fazíamos era uma “aí que lindo!”

23

Nossa memória nos remeteu a 30 anos atrás quando estivemos pela região e nunca mais a esquecemos.

Realmente a paisagem o mar é deslumbrante.

Enfim chegamos na cidade de Cassis, montanhosa e beira mar, chegamos do “Centre de Ville” e eu já identificava a foto da vista do apartamento que  eu havia alugado pelo Airbnb , (site de aluguel por temporada , onde tenho 3 apartamentos para esta finalidade é a partir de então estamos utilizando para nossas viagens).

Eu dizia ao Wilson:

Nossa casa deve ser por aqui pois eu tenho a memória desta paisagem, porém não conseguíamos chegar , subíamos e descíamos pela cidade , cheia de curvas.

Comecei a entrar em contado com Dominique nosso anfitrião ele nos esperava .

Até que:

Um carro parou nos questionou, porque andávamos pela cidade e onde queríamos ir ? Falamos e deram-nos a direção , até hoje não sabemos quem eram aquelas pessoas e como viram que estávamos perdidos .

Enfim, chegamos sem saber que estávamos chegando , quando demos-nos conta estávamos em frente ao porto.

Desci do carro e fui a pé em direção ao porto , o Wilson  ficou no carro e quando cheguei no porto imediatamente  eu e Dominique nos identificamos .

24

25

Ele logo subiu ao apartamento comigo e estava muito bravo e questionando nosso atrazo , como todo Francês , enfim deu-me as orientações do apartamento e seguiu sua vida.

Nos que estávamos com toda aquela bagagem , retiramos o necessário e fizemos do Carro nosso armário , deixando tudo lá .Claro que  acreditamos que aqui não há problemas .

A primeira noite foi um pouco difícil mesmo porque ficamos sem luz em função de um pequeno curto e isto me tirou o sono.

29

30

2627

28

Na manhã seguinte saímos pelo Pier , tomamos café na cafeteria e aí já nos encantamos novamente e ficamos bobos com o que víamos .

Uma paisagem incrivelmente linda .

Um Mar que nunca víamos antes .

Mesmo cansados ficamos por um bom tempo admirando e realizando aquilo que já não era mais sonho , estávamos ali, diante de uma beleza sem igual .

Passei no ofício de  turismo peguei o que nos interessou mais , marquei uma visita a uma vinícola e depois de algum tempo pegamos o carro e saímos pelas estradas para nos situarmos

31323334

Fomos entrando em cada cidade, em cada porto e cada um deles nosso encantamento se multiplicava .

Passamos por :

La Ciotat

Um porto lindo mais aberto com barcos maiores, um local que parecia não ser tão Turístico .

Passamos por :

Bandol, onde eu havia ouvido falar que seria o local do vinho  melhor da Provence.

Paramos para almoçar.

Nosso destino era para Toulon , mas quando passamos por aqui resolvemos ficar e apreciar a beleza deste mar  o restaurante estava animado e por isto paramos com a vista maravilhosa o serviço bom , apesar de lento.

Meu peixe e vinho de Bangnol, branco uma combinação perfeita .

Sem duvida valeu a pena .

A região de Bagnol e a região de Bandol são muito próximas e pequenas e os vinhos são totalmente diferentes

Saímos de lá e fomos para Madrague, um local  com a praia  maior e mais aberta com o mar mais bravo,  a impressão que tivemos é que as casas são mais ricas e com uma população menos turística.

No final da tarde vimos uma quantidade enorme de esportistas.

3536373839

A praia estava colorida com o “Cart Surf”

Uma modalidade esportiva onde a pessoa está em uma prancha de surf puxada por um pequeno para quedas pelo vento intenso .

Sem duvida um esporte de equilíbrios força .

Este esporte deixa a praia linda e colorida .

Já próximo das 17 HS voltamos pois tínhamos visita da Vinícola “Domínio Banghol” produtores de vinhos Branco , Rose e uma pequena quantidade de tinto .

Fizemos a visita , onde descobrimos que a grande diferença deste vinho tão bom e peculiar, é o clima o mar e além do solo que possibilita uma Hidratação natural com o rio subterrâneo existente no subsolo desta região,  que Hidrata todas as vinhas .

40414142

Provamos os três vinhos e sem duvida adoramos todos .

Acabamos comprando duas garrafas .

Super cansados fomos ao supermercado e voltamos para casa .

A nossa casa é muito simples, com um quarto , um banheiro sala e uma pequena bancada onde está a cozinha , isto  tudo  nos basta .

As duas janelas que  ficam abertas dia e noite por nossa opção é o grande luxo do lugar , temos a vista do Castelo Baux , hoje propriedade particular, nos dá o prazer da vista para os jardins e a noite nos proporciona uma paisagem Fantasmagórica e maravilhosa , abaixo do castelo e em frente nossa janela a grande pedra esbranquiçada e a Marina cheia de barcos coloridos e vida agitada do pequeno porto .

5152

Este contexto deixa nossa estadia realmente mágica e diferente .

Todo momento estamos acompanhando  a vida da cidade , ouvindo as pessoas , vendo a agitação dos restaurantes , adoramos tudo isto .

No nosso segundo dia de passeio marcamos o passeio de barco Turístico e fomos visitar  Calanques .

Os Calanques encontrados  nesta  região , são acidentes geográficos, que formam uma Baia nas rochas minerais do Mar Mediterrâneo.

Como as pedras calcárias são esbranquiçadas a cor do mar fica impressionantemente lindo , uma paisagem que estando aqui é imperdível é impressionante , a vegetação sai das rochas formando um verdadeiro jardim .

Ficamos encantados .

4344454647

Chegamos no porto na hora do almoço e neste horário é quase que obrigatório parar e almoçar por vários e bons motivos, primeiro que neste horário os restaurantes são animados, o serviço é bom e tudo acontece .

Neste horário entre 12 HS e 14 HS o comércio está fechado para almoço e após as 14 HS os restaurantes estão fechado .

Almoçamos no Porto no restaurante  lê Grande Ble .

484950

Nada melhor do e sentar em frente à Marina do lado de casa, neste lugar mágico em Cassis.

Eu pedi um Tartar de Salmon que estava delicioso o Wilson um talharins  SaniT Jaques  , provei  o dele e quase comi tudo porque estava delicioso .

De sobremesa Panacotta com Frutas vermelhas .

Não há restaurante que tem adoçante para o Cafezinho, portanto se você utiliza leve-o na bolsa para facilitar para você e para o restaurante que no geral demora para te trazer .

A tarde fizemos a “siesta”, que delicia !

Apos a “siesta” saímos novamente para as vinícolas paramos na Parherneire e outras na região do Bangnol . As regiões tem regras, características, próprias e são sua divisão territorial é muito próxima uma da outra .

515253

Os vinhos do Bangnol são considerados os melhores os brancos e os Rosés .

Voltamos pela Rua de Crête , uma via panorâmica no parque Nacional dos Calanques , onde vamos subindo por uma estrada muito estreita e alta , onde a paisagem e a vista para os Calanques e para o Mar é indescritível .

Em casa fizemos nosso aperitivo e nosso jantar , com vista o Castelo e o ruído das conversas animadas dos restaurantes embaixo de nossa casa .

DICA: Numa viagem lembre-se, quando ver algo que gosta e puder comprar , compre e quando tiver uma programação não deixe para o dia seguinte , porque vida de viajante é aqui e agora .

Estou dizendo isto pois se tivéssemos deixado os Calanques para amanhã não iríamos pois o dia amanheceu chuvoso e frio .

O Wilson aproveitou para ficar em casa e descansar e eu sai sem destino e amei .

Todas as quartas feiras tem feira na cidade de Cassis na praça principal e logo que desci encontrei o Dominique que me perguntou:

hoje tem feira você não vai ??

Ah!

Claro corri para lá e me diverti , fiz vários filmes para o “Viagens para o Mundo ” e aprendi muito .

Na feira vale vender tudo , frutas , antiquário , roupas , livros , tem de tudo e numa ordem e qualidade admirável .

Os embutidos , as frutas , os doces , o mel o panetone tudo delicioso, é lindo , é realmente uma feira de luxo .

E quem diz que o Francês é grosso , não esteve na França e não conheceu a França , eles são muito gentis , educados e prestativos .

Sai da feira já tarde e passei pelo centro da cidade para descobrir , conhecer e conversar .

12 horas tudo começou a fechar e fomos almoçar no restaurante.

5657585960616263

6465

66

Fui na Fábrica de perfumes “L’au du Cassis , a fábrica de tradição familiar , faz perfumes de alta qualidade e

Desenvolve para grifes famosas , um aroma que fará parte em minha memória.

67686971

Sai de lá e voltei para os Calanques , agora a Pé, um dos passeios muito procurados é o Traking , e bicicleta o Europeu adora .

O caminho é tranquilo , e lindo , a visão da terra para os Calanques é muito interessante vale a pena fazer .

As Pedras são escorregadias e quase branca , e branquido nossa pedra sabão .

Novamente ficamos  casa , mesmo porque eu estava morta de cansada .

Quando estivemos em TRANCOSO na Bahia conhecemos um casal ele Francês e ela Baiana , Pierre e Clara e através do Face ela nos identificou entrou em contato e marcamos um almoço .

Na verdade não sabíamos que eles Miravam ao lado de Cassis .

Por isto eu digo , precisamos estar abertos para o mundo e para tudo que o mundo nos oferece .

Marcamos encontro em casa para 10:30 HS , comprei flores e vinho e ficamos aguardando , na hora marcada chegaram , propus que eles deixassem o carro para irmos em apenas um carro , mas preferiram ir com dois carros e somente depois entendemos , eles estavam em um Porche antigo é um carro deste pode ficar exposto .

Estas flores comprei para oferecer para minha amiga Clara.

Eles moram em Sanary Aut le Mer, em frente ao mar num local privilegiado, e eramos como velhos amigos .

Almoçamos no jardim .

Provamos o  Tropesiana doce frances , que parece um sonho , mas na verdade é muito leve e saboroso .

E provamos o vinho De Bandol , que fica do lado de Banghol, está já tem como seu melhor vinho os tintos .

123

Após o almoço fomos caminhando para a cidade paramos no porto de  Sanary Aut le Mer,soubemos sobre os veleiros antigos , os pequenos barcos a vela , conhecemos o casal deque fotografa para a Ralph Loren , conhecemos pequena vila histórica , foi nela que os Alemães se reuniram para montar estratégias para invasão .

Saímos de de lá já 9:00 HS da noite sem perceber o horário .

47274

 

567

 

 

758

As duas últimas fotos mostram o jogo tradicional da região que parece uma malha no Brasil.

No dia seguinte seguinte já sexta feira , fomos direto para casa do casal que nos ofereceu um passeio de lancha para termos uma ideia do mar e das pequenas ilhas que tem por perto .

Paramos na Ilha onde está a casa do Paul Riccard, empresário  , visionário , socialista e milionário que construiu dentro da ilha um complexo de apartamentos para servir de colônia de férias a seus funcionários .Ilha de La Embiez.

1234

A ilha é linda é incrível como em cada pequena parada existe marinhas  e total estrutura para embarcações e a vida do mar .

Na verdade é isto mesmo .

O barco faz parte da vida e os esportes Marinhos faz parte da educação de qualquer criança .

Andando pela cidade vimos muitas pessoas jogando Peranca , um jogo que parece com a Botia , mas não é igual .

Voltamos para casa de nossos amigos para o almoço no jardim e saímos novamente para as vinícolas do Bandol, que tem regras próprias e uma delas é ter normativo 4.000 pés de uva e cada pé produz 1 garrafa de vinho por ano .

Com esta pequena produção não exportam .

O vinho tinto é de alta qualidade .

Na Vinicola Chateux Noblesse , tivemos um experiência muito singular e provamos vinhos que ganharam medalha de ouro.

123456780

Clara fez-me um convite para organizarmos um passeio com algumas pessoas por esses lugares maravilhosos.

Voltamos para casa novamente as 21 HS , passamos na estação para comprar nossas passagem para o trem quando soubemos que os Franceses estão em greve , em função de uma tentativa de mudança de lei trabalhista .

Sem gasolina sem trem e com Paris alagado em estado de alerta a uma semana mudamos a programação e fizemos Cassis Paris , 880 km de carro .

Na minha opinião só conhecemos um lugar vivendo a vida cotidiana , ter um guia local temos uma ideia próxima , mas muito do que falam são instruídos para isto .

Ter um amigo no local é a melhor forma de conhecer melhor a localidade , pois sem duvida qualquer lugar que forem não será Turistico e a possibilidade de colhermos melhor aumenta muito .

Enfim durante esses dias todos ficamos encantados pela pequena casses e pro banho e Bandola e sequer fomos visitar Marsseille.

Com certeza vou voltar!!!

12

Print Friendly, PDF & Email