Oberobeg – Suíça.

Um pequeno vilarejo encravado nas montanhas, á 60 km de Zurick e 60 km de Zug, um local onde apenas freqüentado por moradores.È neste agradável vilarejo que a cada dois anos passamos nossas férias de inverno. Isto porque temos uma amiga Brasileira casada com Suíço que tem um chalé para finais de semana.
As pessoas aqui têm hábitos e cultura do local, geralmente têm algum parente ou amigos que tem chalé e por isto vão para lá.

Suas vidas e atividades são nos interiores dos chalés, bares e restaurantes, mas é incrível como eles se conhecem mesmo mo topo da montanha cheios de roupas, toucas, e luvas.
Hospedamo-nos em um apartamento no pequeno no centro da cidade com um quarto privado , sala com cozinha e terraço em frente à pista de esqui. (Hotel Gasthaus Hirschen, Endereço: Kirchenstrasse 46, 8843 Oberibeg)

Hotel Gasthaus

Esta foi uma maneira de estarmos todos felizes com liberdade, nos encontrávamos nas pistas de ski ou em restaurantes pelas montanhas. Tudo é facilitado existem ônibus que nos levam e pegam do esporte.
Vila na Suiça

Passamos o Natal (dia em chegamos á casa desta amiga). Nesta data as famílias fazem suas pequenas festas as 22h30min, a população encontra-se na missa onde fazem uma grande confraternização e voltam para casa para finalizar os festejos.

Dia 25 acordei e fui dar uma volta pela pequena vila a fim de comprar algo para colocar na geladeira, água etc.. , um horror não havia nada aberto, se quer posto de gasolina, não havia ninguém nas ruas, era só neve e uma cidade silenciosa o respeito a data de natal é rigorosamente mantido.

Encontramo-nos em um restaurante com quatro mesas de 8 pessoas cada.
Nestes locais pequenos é permitido fumar, em locais com mais de 80 pessoas é proibido. La bebe-se muito e geralmente sem nada para comer, eles são comedidos e pesam antes de gastar um só tostão.
Logo na entrada destes estabelecimentos têm os cabideiros, todos vão chegando e colocando suas roupas para esquentar e secar, todos ficam com as roupas que estão em baixo, mas não como em casa que ficam apenas com as roupas mais intimas de proteção do frio.
A calefação é muito intensa.

Na entrada destes restaurantes existe um Sino bem escondido, mas todos estão muito atentos a este sino, pois se você esbarrar e ele tocar é uma verdadeira festa, pois é sinal que vai pagar um drink a todos que estivem no restaurante, e desta forma todos vão ficando cada vez mais alegres, bêbados e amigos.
Saímos de lá e fomos à casa de nosso amigo que é chefe de cozinha e reparava um Fondau Suíço, que muito gostoso , prático e saudável: Cortam-se as carnes todos de frango, porco, vitela e boi, em quadradinhos, faze-se um caldo de carne, e numa panela tipo japonesa cada um vai cozinhando seu próprio pedaço e se quiser vai molhando em vários molhos, dentro da panela vão legumes, macarrão e se quiser ravióli ou capelete.

O almoço é demorado e todos riem e participam muito, cada um têm um dever..

Nosso amigo recebia pela primeira vez o seu filho com um namorado, surpresa para todos. Mas tudo correu normalmente, eu gostei, pois gosto destas pessoas que assumem suas vidas como elas são.

Um bom vinho gelado…

No termino do almoço a casa estava escura, a cidade era escura e tudo parecia noite, mas era apenas 6hs da tarde, voltei sozinha para o nosso chalé, a neve e frio era muito forte, mas em 10 minutos eu estava em casa.
Tomei banho e fui ler.
No dia seguinte acordamos às 7 horas para alugar as roupas e contratar as aulas, minha filha acordou um pouco adoentada e não quis fazer nada eu aproveite para treinar e me preparar para os dias seguintes, contratei um professor que falava inglês, pois seria uma oportunidade de prender inglês e Skiar.
Fiquei na pista em frente ao nosso apartamento, que era uma pequena pista, mas com varias intensidades.

Fui bem e fiquei com ele apenas 1/2 período, à tarde fui ao supermercado abastecer a geladeira com coisas mais leves como saladas etc.. pois a comida aqui é muito forte à base de batatas, e carnes geralmente de porco.
Como os Suíços não podem estar fora das casas e dos lugares, se amontoam em pequenos restaurantes e bares para beber e dar risada, é engraçado, pois todos se conhecem.
No dia seguinte contratamos um professor para as duas, Isto não dá certo pois cada um têm um tempo e uma habilidade , portanto o melhor é contratar dois professores um para cada.
No final do dia estava morta. E fui para o chalé e nossos amigos foram nos buscar para relax na na Hidro ao ar livre, onde estando na água quente o que está de fora congela, o rosto fica rubro e os cabeças congelados, mas é bom para relaxar o corpo.
Os músculos que mais doem são os frontais das pernas e dos braços, parece que não, mas o exercício que se faz manter os braços á frente o dia todo.
As pistas fecham as 17 horas e as aulas terminam as 15 as viemos direto para casa, nos alongamos com algum exercício s de Yoga que ajuda a alongar e estar bem no dia seguinte.Saboreando uma enorme salada com pão e vinho.
Acho que o melhor que tínhamos a fazer.
A Jovem está com o amigo que pratica Snowboard, e vão em turmas de jovens amigos para bares todas as noites e esquiam o dia todo.
Meu filho foi convidado e nossa amiga comentou, “Festa de suíço, sabe como é, muita bebida nenhuma comida”. Mas eles se divertem!
Para esquentar, tomamos kirch, café irlandês, que é um café fraco com uma dose de Whisky.
Focamos nas pistas maiores porém entre as maiores, a menor para mim já era o máximo, almoçamos nas montanhas, o dia estava maravilhoso.

Nós fomos para casa que alugamos, fiz um pouco de Yoga, pois tinha que colocar os músculos em ordem para outro dia.
Os professores quando particulares vão nos dando confiança e preparando-nos para cada sucesso. Até que um dia você possa chegar a superação emocional e física, fomos ás pistas máximas. Depois as pistas pretas, cheguei em casa com as pernas e os braços que não odebeciam, eu tremia a ponto de não conseguir pegar um copo, e tive que dar uma descansada.
Minha sugestão para um bom aproveitamento no esporte é: dois dias nas montanhas e um dia de passeios para descansar os músculos, claro para não têm a prática e a constância deste esporte.
Oberibeg é um local para conhecer os hábitos e as férias dos Suíços, não há badalação e nem ostentação, apesar de haver uma moda entre eles, o melhor ski, a melhor bota, etc.. mas é diferente de pistas badaladas mundialmente.